Setor imobiliário registra crescimento expressivo em 2024


“Esses resultados mostram a capacidade do setor de fomentar o mercado habitacional, mesmo em um cenário desafiador”, afirma Eduardo Aroeira, vice-presidente Financeiro da CBIC.

O mercado imobiliário brasileiro apresentou resultados significativos no terceiro trimestre de 2024, com crescimento de 20,1% nos lançamentos e 20,8% nas vendas de unidades habitacionais verticais, em comparação ao mesmo período de 2023. Esses dados foram divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), durante uma coletiva on-line realizada no último dia 18.

No acumulado de janeiro a setembro, os números mantêm a trajetória de alta: os lançamentos avançaram 17,3% e as vendas, 19,7%. Esse desempenho reflete o esforço contínuo do setor em atender à crescente demanda por moradias, especialmente no segmento de interesse social.

Projeções otimistas para 2024

Com base nos resultados do terceiro trimestre, a CBIC revisou sua projeção para o PIB do setor de construção civil em 2024, estimando um crescimento de 3,5% ao longo do ano. Para Celso Petrucci, economista e conselheiro da entidade, esse crescimento é sustentado por uma conjuntura favorável. “O mercado tem respondido bem às políticas e iniciativas recentes, como as adequações no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e os ajustes relacionados ao FGTS”, explica.

Recorde de lançamentos e vendas

De acordo com o levantamento da CBIC, 95.063 unidades verticais foram lançadas no terceiro trimestre de 2024, nas 221 cidades analisadas, incluindo todas as capitais e principais regiões metropolitanas. No mesmo período, as vendas totalizaram 105.921 unidades, marcando um recorde desde o início do monitoramento, em 2016.

Este cenário reflete não apenas a resiliência do setor, mas também a importância das políticas habitacionais e dos esforços conjuntos entre empresas e governo para impulsionar o mercado imobiliário e, consequentemente, o setor de construção civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *